08 outubro 2009

Extraindo áudio em mp3 de um swf

Essa é uma tarefa árdua para quem utiliza o sistema Linux como Sistema Operacional, do qual ainda sofre muito em conversão de arquivos multimídia para usuário leigos, com escassez de programas intuitivos.

A dica que darei não sei se é a mais eficiente, porém, foi a única que funcionastes em meu Ubuntu 9.04 de 64bits.

Primeiramente devemos instalar o swftools, do qual é composto pelos seguintes aplicativos: pdf2swf, jpeg2swf, png2swf, gif2swf, font2swf, wav2swf, swfcombine, swfextract, swfdump, swfstrings, swfbbox, swfc.

1) Instalando o swftools no Ubuntu, ou qualquer outro sistema derivado do Debian:

$ sudo apt-get install swftools

2) Extraindo o áudio em mp3 do swf:

Antes é necessário saber quantos frames o swf possui, sendo que se utilizar um número maior do que o total de frames que o swf possui, não acarretará em nenhum problema.

$ swfdump nome_do_arquivo.swf

Logo nas primeiras linha, pegue o número do campo "[HEADER] Frame count: xx". Agora vem a extração propriamente dita:

$ swfextract -i 0-xx -P -m nome_do_arquivo.swf -o nome_do_arquivo.mp3

Onde "xx" é o número de frames. Pronto, agora é só curtir o teu mp3.

hellnux,
[]'s

20 julho 2009

ScreenShot - Ubuntu 9.04

Sistema Operacional: Ubuntu Linux 9.04
Interface gráfica: Gnome

'

Awn em substituição a barra inferior, bem minimalista, estilo Mac OS X. Wallpaper que por fim, creio que esteja bem equilibrado com o Desktop em si. Na barra superior, os três primeiros ícones do lado direito, controlam o player de música rhythmbox.

Os três ícones na área de trabalho, no canto superior esquerdo, na verdade são três script shell que fiz para facilitar minha vida com o Lampp (Apache+MySql+FTP), já que vivo fazendo servidor para compartilhar arquivos com meus amigos. Que por algum motivo, estes nuncam conseguem realizar transferência de arquivos pelo emesene. Só alguns, não todos.

Para quem não conhece, a moça no wallpaper é a C.C., do anime Code Geass.

Originalmente postado em: vivaolinux.com.br

hellnux,
[]'s

14 julho 2009

Material com supercondutividade superficial pode revolucionar eletrônica

"Previsto pela teoria apenas muito recentemente, e um sonho antigo de todos os cientistas que trabalham com eletrônica, esse novo material permite que os elétrons circulem sem perdas de energia em sua superfície, a temperatura ambiente. E pode ser fabricado utilizando a tecnologia atual de semicondutores."
Leia na íntegra...

Ao ler este parágrafo, imaginei como seria os computadores, demais componentes eletrônicos sem gerar calor, já que não haverá perda de elétrons. Mesmo que ainda seja apenas dentro dos chips, que exigem uma corrente inferior, é um ganho, ainda mais que pode eliminar o uso de soluções térmicas, caindo consideravelmente o valor do produto final.

Há algum tempo, quando realizei o upgrade de meu PC, observei que praticamente a metade do que se pagava em uma peça de computador era só de solução térmica, e se houvesse cobre, sairia mais caro. Atualmente deve estar na mesma situação.

Fique empolgado com esta notícia, mas creio que nós, usuários de tecnologia, iremos demorar para ver isto acontecer.

hellnux,
[]'s

12 julho 2009

Resfriamento por óleo mineral

Quem nunca sofreu com superaquecimento de computadores? Assim buscando por soluções térmicas como adição/troca de coolers, seja com ventoinha, por água ou apenas o dissipador? Troca de pasta térmica, seja comum ou aquela que vem com prata? Abrir a tampa lateral do PC e colocar um ventilador? Enfim, não importa o método, creio que a maioria já tenha passado por esta problemática.

Os computadores chegaram a um patamar onde soluções térmicas eficientes são necessárias, os gamers/overclockers que o digam, que necessitam das mais caras soluções para atingirem uma boa experiência para maximizar o poder computacional como um todo, geralmente em jogos 3D.

Utilizei das mais variadas soluções térmicas, inclusive cheguei a publicar um artigo howto de overclock, sendo que na verdade a minha intenção era underclockar, ou seja, diminuir o poder computacional de minha GPU, assim gerando menos calor. Mesmo com toda esta trajetória nunca imaginei em ver algo como o vídeo abaixo, onde é utilizado óleo mineral como principal recurso para resfriamento. Achei-o muito interessante, porém, não me arriscaria a fazer algo do tipo, embora tenha ficado bonito dentro de um aquário.



Outros utilizaram óleo vegetal, bem corajosos. Observe que este deixaram o Fonte e o HD do lado de fora do case.
Agora imagino como seria a manutenção nos dois casos, ao menos deve dar para fritar algumas batatas no segundo caso.

Fonte: bondosos.blogspot.com

hellnux,
[]'s

07 julho 2009

Instalando o VLC 1.0 final no Ubuntu

Antes de começar quero deixar claro que essa dica é válida para as seguintes versões do Ubuntu Linux:
  • 9.04 - Jaunty Jackalope
  • 8.10 - Intrepid Ibex
  • 8.04 - Hardy Heron
VLC, famoso player multimídia Open Source. Ganhou sua fama por ser pequeno e principalmente pela gama de formatos de vídeo e áudio que é capaz de reproduzir sem a necessidade de instalar codecs avulsos, o que facilita e muito a vida de usuários comuns.

Como a versão 1.0 final do VLC foi lançada hoje, dia 07 de Julho de 2009, certamente os pacotes desta versão não estarão disponíveis nos repositórios do Ubuntu. Antes bastando o tradicional comando apt-get install vlc para instalar, porém, no mundo Open Source existe solução para tudo.

Preparando o terreno

Caso já tenha o VLC instalado, o que é bem provável, é recomendável remove-lo antes de prosseguir. Abra o terminal de sua preferência e siga:
  • $ sudo apt-get remove vlc
  • $ sudo apt-get autoremove
Instalando
  • $ sudo gedit /etc/apt/source.list
    No final do arquivo, adicione as duas linhas que sejam de seu Ubuntu:
    • 9.04 - Jaunty Jackalope
      deb http://ppa.launchpad.net/c-korn/vlc/ubuntu jaunty main
      deb-src http://ppa.launchpad.net/c-korn/vlc/ubuntu jaunty main
    • 8.10 - Intrepid Ibex
      deb http://ppa.launchpad.net/c-korn/vlc/ubuntu intrepid main
      deb-src http://ppa.launchpad.net/c-korn/vlc/ubuntu intrepid main
    • 8.04 - Hardy Heron
      deb http://ppa.launchpad.net/c-korn/vlc/ubuntu hardy main
      deb-src http://ppa.launchpad.net/c-korn/vlc/ubuntu hardy main
  • $ sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com 7613768D
  • $ sudo apt-get update
  • $ sudo apt-get install vlc
Referência: launchpad.net

hellnux,
[]'s

Lançado o VLC 1.0 final

Liberada a versão 1.0 final do VLC, codinome Goldeneye. Famoso player multimídia Open Source. Ganhou sua fama por ser pequeno e principalmente pela gama de formatos de vídeo e áudio que é capaz de reproduzir sem a necessidade de instalar codecs avulsos, o que facilita e muito a vida de usuários comuns.

Disponível para Windows, Linux, Mac e outros.

Página de download: videolan.org/vlc

Fonte: baboo.com.br

hellnux,
[]'s

03 julho 2009

Encurtando o tamanhos de suas URLs/Links

Resolvi dar uma passada em meu twitter e acabei vendo que meu amigo Davidson Paulo tinha postado uma mensangem com uma url de tamanho bem pequena, o que é bem útil ao twitter por aceitar no máximo 140 caracteres em cada mensagem. Que por sua vez, pode ter várias outras aplicabilidades, como blogs, sites e fora o fato de ocultar o verdadeiro link, ou seja, o destino.

Mas como faço para transformar minha URL que é enorme em pequena?! Simples, basta entrar no site TinyURL.com, já na primeira página basta colar teu link no campo "Enter a long URL to make tiny:" e depois clicar em "Make TinyURL!" que em questões de segundos lhe retornará o link de tamanho menor, esse que o redirecionará para a URL original.

Outro serviço, que creio que esteja relacionado ao TinyURL é o TinyPic, porém, este último serve para hospedar imagens e vídeos. Ambos são gratuitos.

hellnux,
[]'s

02 julho 2009

Lançado VirtualBox 3.0

Novamente, porém, desta vez compensa anunciar o lançamento da nova série do VirtualBox, virtualizador da Sun. Em sua versão 3 traz como principais novidades:
  • Suporte a OpenGL 2.0 na plataforma Windows, Linux e Solaris;
  • Possibilidade de usar Direct3D 8 e 9, experimental;
  • Suporte para 32 CPUs virtuais.
Ainda não o testei, mas parece que agora há suporte para sistemas 64 bits, segundo o site do baboo. Apesar de no changelog constar correções de bug em relação a sistemas 64bits na série 2.2.x do VirtualBox, nunca consegui rodar um LiveCD de um Linux 64bits, por exemplo.

Download: virtualbox.org/wiki/Downloads
Changelog: virtualbox.org/wiki/Changelog

Fonte: baboo.com.br

hellnux,
[]'s

30 junho 2009

Lançado Firefox 3.5 final

Famoso navegador de Internet da Mozilla, possui 20% de todo trafégo de navegadores do mundo. Liberado em mais de 70 de idiomas para plataforma Windows, Linux e Mac OS X. A versão 3.5 promete ser duas vezes mais rápida que a versão 3 e dez vezes mais em relação a versão 2.

Acabei de instalar e já noite uma certa melhor na gerência de memória e no sqlite, este último relacionado ao tempo de consulta, quando começamos a digitar o endereço web e aparece uma lista com as URLs/imagens que já foram visitados.

Novidades:
  • Suporte para os elementos HTML5 video e audio, incluindo suporte nativo para vídeos codificados Ogg Theora, e áudios codificados Vorbis;

  • Melhores ferramentas para controlar os dados privados, incluindo "Modo de navegação privada";

  • Melhor desempenho em aplicações web, utilizando o novo motor JavaScript TraceMonkey;

  • Capacidade de compartilhar a sua localização com sites, usando o "Location Aware Browsing";

  • Suporte nativo para JSON, e web worker threads;

  • Melhorias para o motor de layout Gecko, inclusive parsing especulativo para tornar mais rápida a renderização de conteúdo;

  • Suporte para novas tecnologias Web, tais como: fontes baixáveis, CSS media queries, novas transformações e propriedades, JavaScript query selectors, armazenamento HTML5 local e de aplicativos offline, texto canvas, perfis ICC, e transformações SVG.
Download (7,6mb): pt-br.www.mozilla.com

A rede pode estar congestionado pela quantidade de pessoas que estão baixando, já que foi lançado hoje. Baixei a sofridos 10~30k, mas compensou cada segundo.

Fontes:
  1. br-linux.org
  2. guiadohardware.net
hellnux,
[]´s

25 junho 2009

Apresentado o primeiro modem 4G

Quando o assunto é redes, o Brasil é uns do últimos a se atualizar, tanto que possui uma das piores e mais caras Internet do mundo. A Internet 3G ainda engatinha e o primeiro modem 4G já foi apresentada pela LG na CommunicAsia 2009 em Singapura, prometendo velocidade de até 100Mbps em uma rede móvel.

É uma velocidade incrível, já que as redes 3G em nosso país não superam os 7,2Mbps. O modem será USB como seu antecessor, mas ainda não há previsão para comercialização, porque nenhum país possui infra-estrutura suficiente para atender as especificações da nova rede. Então, para o Brasil demorará mais do que se imagina.


Prevejo uma diminuição considerável dos computares de mesas (desktop), para usuários comuns, já que os notebooks estão conseguindo o mesmo nível de desempenho e a Internet em relação a de cabos. Nunca fui fã de notebook por não terem placas gráficas boas, por não durarem muito tempo fora da tomada e pela iluminação do LCD ser inferior aos LCDs convecionais, logo não terei mais desculpas para obter um.

Fonte: tudocelular.com

hellnux,
[]'s

22 junho 2009

LG lança monitor com virtualização

A LG é um dos melhores fabricantes de monitores LCD da atualidade, sempre inovando, só que desta vez foram um pouco mais além.

Previsto ainda para o mês de Junho nos EUA, a LG começará a vender monitores que funcionarão como computadores virtuais, bastando conectar um teclado e mouse ao monitor. Suportará no máximo 11 usuários por compartilhamento. Por enquanto, terá suporte apenas para Windows e Linux.



Avaliado em torno de R$400, ainda não tem previsão para o Brasil, mas com certeza será por um preço mais salgado. Agora, se forem produzidos aqui no Brasil, o preço será bem atrativo. Este é um acessório indispensável para aqueles que não querem ceder um tempo a frente do computador ao seus familiares, como eu. As possibilidades são inúmeras, tanto em ambiente doméstico quanto empresarial.

Infelizmente não há especificações técnicas do produto. Mas só de eliminar aquela caixinha do PC Expand já um grande avanço, economizando espaço físico e energia. Dá até para imaginar uma mini lan-house, com um servidor "parrudo" sustentando 11 máquinas, cada uma com sua sessão virtualizada. Só que não ficaria bom para rodar jogos de gráficos em 3D, a não ser que invetem esses monitores integrado com um placa de vídeo descente.

Fonte:
hellnux,
[]'s

16 junho 2009

Windows Pirata

Segue um vídeo do suporte da Microsoft no Brasil, onde duas mulheres reclamam seus "direitos" sobre uma versão pirata do Windows. Contém um alto nível de palavras de baixo calão, porém, é interessante vermos onde chega nível de determinadas pessoas, simplesmente inacreditável. Seria o mesmo que roubar um produto em uma loja e ainda exigir qualidade, por exemplo.



Fiquei com pena do atendente, certamente ao final do atendimento deve ter dito: "Maldita inclusão digital".

A mulher disse algo certo, a Microsoft não usa "padrão" para instalar software nas máquinas e nem no desenvolvimento de suas soluções. xD

Fonte: www.blogideias.com

hellnux,
[]'s

15 junho 2009

[Atualizado] Nautilus script, sendToImageshack

Nautilus é o gerenciador de arquivos padrão utilizado no Gnome (Interface gráfica presente em vários Linux, como o Ubuntu). O Imageshack representado pelo sapo ao lado, é o site que hospeda vários formatos de imagens, como *.jpg e *.png de forma gratuita.

Esse script (programa) é uma boa ferramente para blogueiros, webdesigners que constantemente hospedam suas imagens no Imageshack, pois em vez de acessar o site em questão, é utilizado um pequeno programa que faz o mesmo em poucos cliques e mais rápido, de forma prática e eficiente.

Em sua versão 0.3.8, este script é capaz de hospedar qualquer imagem através do Nautilus em poucos segundos, e devolver o link para imagem em HTML, link direto, fórum, twitter entre muitos outros. Bastando apenas dar um "Ctrl" + "v"(Colar) depois de hospedado no local desejado.

Instalando:

[Etapa 1] Resolvendo os pré requisitos:
  1. Pacote python-pycurl, caso não o tenha, escolha um dos modos abaixo.
    • Modo visual:
      • Vá em Sistema" > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic;
      • Procure por: "python-pycurl", marque-o para instalação e clique em "aplicar".
    • Modo texto:
      • No terminal, aplique o seguinte comando:
        $ sudo apt-get install python-pycurl
  2. Pacote scrot, necessário apenas para o envio de screenshots, então é opcional.
    • Modo visual:
      • Vá em Sistema" > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic;
      • Procure por: "scrot", marque-o para instalação e clique em "aplicar".
    • Modo texto:
      • No terminal, aplique o seguinte comando:
        $ sudo apt-get install scrot
[Etapa 2] Instalando o sendToImageshack:
  1. Faça o download: gnome-look.org;
  2. Descompacte o conteúdo em: "~/.gnome2/nautilus-scripts" e já estará pronto para utilização.
Utilizando:

Tela do Nautilus:


Hospedando:


Selecionando a opção, no caso, link direto:


Colando o link para imagem:


hellnux,
[]'s

10 junho 2009

Lançado Safari 4

A Apple anunciou o lançamento da versão 4 de seu browser (navegador de Internet), o Safari. Disponível para plataforma Mac e Windows, sendo que no Mac OS X Leopard é possível instalar apenas na versão 10.5.7 ou superior, já no Mac OS X Tiger, requer Quartz-Extreme.

Infelizmente ainda não pude testar, mas lendo as espicificações no guiadohardware, parece que promete.

Download: apple.com

Fonte:
hellnux,
[]´s

08 junho 2009

OCZ revela HD SSD de 1TB

A renomada OCZ, famosa por suas memórias RAM de alta qualidade, demonstra na Computex seu Hard Driver em SSD de 1TB, ou simplesmente 1000Gb. O curioso é que este novo tipo de HD, os SSDs, ainda a pouco dispunham de pouco espaço de armazenamento em comparação aos HDs convencionais, embora com preço ainda salgado, ainda possui o tamanho de 3,5" que é deveras grande.

O que mais me chamou a atenção é que internamente trabalha em RAID 0, fazendo o desempenho de escrita/leitura aumentarem de forma considerável. Algo que dificilmente veríamos nos HDs convencionais, já que RAID era sinônimo de adquirir mais HDs. Embora seja possível criar RAID utilizando apenas um HD, não teria o mesmo desempenho caso fossem dois ou mais.


Fonte:
hellnux,
[]'s

07 junho 2009

Sniffer de teclado wireless

Atualmente, antes de qualquer invasão por meio eletrônico, são obtidos informações da vítima. Muitas pessoas mal intencionadas utilizam os famosos keylogger, programa que captura todas teclas pressionadas no teclado, antes com o objetivo dos pais vigiarem os que os filhos andavam fazendo no computador.

Agora, talvez nem precisem mais de tal ferramenta, ainda mais se o teclado for sem-fio. Foi anunciada o desenvolvimento de tal aparelho capaz de decodificar as teclas pressionados em um teclado da Microsoft. Não há nenhuma especificação técnica, se o dispositivo é acoplado ao teclado ou funciona de forma independente. Enfim, isso não importa, já que é questão de tempo para se aperfeiçoarem.

A equipe do Remote-Exploit.org trabalha em um projeto de sniffer de teclado em código aberto – software e hardware – capaz de decodificar teclados sem fio da Microsoft (e futuramente funcionará também com os da Logitech).

Leia na íntegra...

hellnux,
[]'s

04 junho 2009

Monitor NEC de 43"

Este incrível monitor curvo da NEC de 43 polegadas passa a ser meu novo sonho de consumo. Nunca fui fã de monitores grandes que exigem ficar girando o pescoço, porém, com uma dessa, ficaria o dia todo jogando. Mas essa belezinha terá de esperar, pois está avaliada em torno de R$16.000.

No vídeo abaixo, temos o monitor em uso através do famoso jogo de ação, Crysis:

<a href="http://video.msn.com/?mkt=en-US&playlist=videoByUuids:uuids:b3e8f15a-40f5-4f60-bda8-9f7fa4dc0a30&showPlaylist=true&from=shared" target="_new" title="Alienware com monitor curvo - CES 2008">Video: Alienware com monitor curvo - CES 2008</a>

Especificações técnicas:
  • Resolução de 2880 x 900;
  • Taxa de contraste de 10.000:1;
  • Tempo de resposta de 0,02 ms;
  • Suporta 99,3% da gama de cores do Adobe RGB;
  • Conectores USB 2.0, DVI-D e HDMI 1.3.
Fonte: baboo.com.br

hellnux,
[]'s

31 maio 2009

Lançado o VirtualBox 2.2.4

Passou apenas um mês desde o lançamento da versão 2.2.2. Assim teremos logo a versão 2.3 deste ótimo software de virtualização. Essa versão traz apenas correções de bugs, nenhuma mudança significativa.

O changelog desta versão e anteriores, pode ser conferido aqui.

Download: virtualbox.org

hellnux.
[]'s

30 maio 2009

Obtendo o IP de Internet sem entrar em qualquer site

Vai uma dica útil que é deveras inútil, como exige um certo conhecimento técnico, não entrarei em detalhes.

Para obtermos nosso endereço IP válido na Internet, geralmente entramos em sites que forneçam tal serviço. Só que existe outra maneira de obter a mesma informação sem recorrer a qualquer site hospedado na Internet.

Não sei se essa dica vale para todos, pois tenho apenas uma conexão com a Internet, e ela se faz através do modem D-Link 500G Generation II, a qual trabalharei emcima.

[Modo 1] Modo texto

Recomendada para quem já tem alguma familiaridade com interpretador de comandos. Faz-se necessário ter o aplicativo telnet instalado, o qual praticamente já previamente instalado em qualquer Sistema Operacional.
  1. telnet 10.1.1.1
  2. Entre a senha e o login. O Padrão é "admin" para ambos os campos
  3. get ip address
Exemplo:


[Modo 2] Via browser

  1. Abra qualquer navegador de sua preferência, seja IE, firefox, Opera ou outro;
  2. Na barra de endereço digite o IP de seu modem, no caso: 10.1.1.1 e pressione "Enter";
  3. Entre a senha e o login. O Padrão é "admin" para ambos os campos;
  4. Logo na primeira página se tem o endereço IP válido na Internet, veja o exemplo abaixo:

hellnux,
[]'s

28 maio 2009

Especificações do SATA 3.0

Agora é oficial, as especificações foram liberadas.

A Serial ATA International Organization, grupo responsável pelo padrão SATA, tornou oficial a nova versão da interface. O SATA 3.0 dobra a taxa de transferência da interface SATA II para 6 Gbps, e estava em rascunho (desenvolvimento) há algum tempo.

As especificações mantém compatibilidade com as anteriores, de forma a permitir que dispositivos atuais possam ser conectados - claro, com a velocidade reduzida, compatível com os limites de cada dispositivo.
Fonte: guiadohardware.net

26 maio 2009

Memória eterna?

Recentemente o mundo vem sendo bombardeado por novas soluções tecnológicas, sendo estas criadas e desenvolvidas em um ritmo desenfreado. A maioria destas invenções estão relacionado a um campo novo, os nanotubos de carbono.

Embora no título diga ser eterna, não é, o tempo de vida útil especulado é superior a de 1 bilhão de anos. Pouco não?! Sendo que as caras fitas DAT duram em torno de 100 anos, as mídia de CD, pouco menos do que 10 anos.

Leia o artigo na íntegra:
hellnux,
[]'s

18 maio 2009

Carro open source?

Ok, não podemos abastecer o carro com código aberto, mas podemos controlá-lo inteiramente com isso certo? Bom, é o que pensa a empresa de engenharia Edag com seu protóripo Car Light Open Source.

Ah, o código aberto. Como é revigorante saber que os humanos estão juntos e envolvidos no desenvolvimento de peças para nossos computadores e também para futuros carros. Finjamos que a segunda consideração é natural. Pois, no Salão de Genebra, na Suíça, a empresa de engenharia Edag apresentou o protótipo de um veículo elétrico chamado de Car Light Open Source.

Durante a feira, os executivos apresentaram um conceito ainda inédito no mercado automobilístico: discutir com criadores de programas e sistemas sobre soluções pragmáticas para “o carro do futuro”. Algo como, “nós temos as ideias primárias, vocês, desenvolvedores, ponham as mãos nas rodas!”
Continuar lendo...

É estranho ouvir sobre carro open source, pois trata-se de uma filosofia quase que exclusiva a softwares. Do texto acima, o que mais gostei foi o compartilhamento de informações da via em tempo real. Não bastando essa inovação, ainda temos a utilização de OLED.

hellnux,
[]'s

15 maio 2009

Bios F5F, Gigabyte GA-EP31-DS3L

Olá,

Para quem tem a placa mãe de modelo GA-EP31-DS3L da Gigabyte, tenho uma boa notícia. Apesar de ser beta, a bios F5F vem se apresetando bem estável e diminui consideralvemente o tempo de boot, POST, enquanto a bios F5a não tinha essa melhoria.


Download: gigabyte.com.tw

hellnux,
[]´s

07 maio 2009

Recuperando Grub/Lilo

Basicamente a perda do gerenciador de boot está atrelado a instalações de Windows após o Linux, pois o mesmo possui uma postura anti-social e reconhece apenas outras instalações Windows, assim substituindo o Grub ou Lilo pelo gerenciador de boot próprio. Já o Linux adiciona automaticamente o Windows em seu gerenciador de boot.

Neste ponto temos a falsa sensação de perda do Linux devido a falta de acesso ao mesmo. O que não é verdade, pois o Linux continua lá, e por falta de informação muitos acabam reinstalando o Linux. A solução é bem simples, basta recuperar o gerenciador de boot.

O Grub e o Lilo são gerenciadores de boot, o primeiro é conhecido por ser parrudo, enquanto o segundo pela sua facilidade. Cada distribuição Linux traz seu gerenciador de boot, o Ubuntu por padrão utiliza o Grub e o antigo Kurumin por exemplo, utilizava o Lilo.

Existem vários artigos/dicas de como recuperar o gerenciador de boot na Internet, porém, a maioria nunca foram e nem são totalmente aplicáveis a mim. Direto preciso consertar meu gerenciador de boot, pois sempre instalo vários Sistemas Operacionais no mesmo HD, sendo IDE ou Sata.

Quanto a postura da Microsoft, lembro que o fdisk de uma versão antiga do Windows emitia uma mensagem ao detectar outras partições que não fossem do Windows, como possíveis vírus, eu achava engraçado. Atualmente o cenário não é tão agressivo.

Recuperando o Grub/Lilo

Ambiente:
  • Sistemas Operacionais:
    1. Ubuntu 9.10 - 64 bit;
    2. Windows XP - 32 bit;
    3. Windows 7 RC - 64 bit;
  • CD do Ubuntu 9.10 - 64 bit;
  • Único HD Sata;
  • Gerenciador de boot: Grub.
Essa dica não se aplica apenas ao cenário descrito acima, é apenas para tornar a compreensão mais fácil. Apesar de utilizar o Grub, explicarei para Lilo também, do qual necessitei há pouco tempo.
  1. Inicialize o computador através do Live CD, preferencialmente do qual instalou o Grub/Lilo;
  2. No terminal, digite:
    • # mount /dev/sda6 /media/disk
    • # mount -o bind /dev /media/disk/dev
    • # mount -o bind /proc /media/disk/proc
    • Siga:
      1. Para o Grub:
        • # chroot /media/disk
        • # grub-install /dev/sda
          ("/dev/hda" para HD IDE)
      2. Para o Lilo:
        • # lilo -r /media/disk -wM
  3. Reinicie o computador e verifique.
Observações:
  1. "/dev/sda6" representa a partição de onde o Linux esteja instalado;
  2. "/media/disk" representa o ponto de montagem da partição de onde o Linux esteja instalado.
Referência: [Viva O Linux] Recuperando o LiLo do Kurumin

hellnux,
[]'s

05 maio 2009

Download Windows 7 RC

Microsoft liberou ao público o download de sua nova versão de testes, o Windows 7 RC, que a esta altura já deve estar quase 100% e bem melhor que o Windows Vista. A linceça expirará em Junho de 2010, sendo que a partir de Março o sistema reiniciará a cada duas horas.

Requisitos mínimos:
  • Processador: 1 GHz 32-bit (x86) ou 64-bit (x64);
  • Memória Ram: 1 GB para 32-bit / 2 GB para 64-bit;
  • 16 GB disponível em HD para 32-bit / 20 GB para 64-bit;
  • Placa de vídeo: DirectX 9 com WDDM 1.0.
Download: microsoft.com

Referência: guiadohardware.net

hellnux,
[]'s

02 maio 2009

Pulseaudio, aúdio no Ubuntu 9.04

Olá,

Uma dica bem rápida para amenizar o sofrimento de quem tem problemas ao assistir vídeos em *.rmvb (formato da Real) e outros como *.avi, *.mp4, etc.

Não sei se isto é regra para quem utiliza o player da Real, o real player, no meu caso de versão 11 (que pode ser baixado aqui) ao assistir vídeos em *.rmvb, *.rm por exemplo. E outros players, como o VLC para assistir vídeos de outros formatos.

Comigo, quando abro algum vídeo pelo real player, funciona normalmente, o problema é que não é executado outro áudio em conjunto ou após, que seja por um reprodutor de áudio ou vídeo, vice-versa, mesmo fechando o programa que supostamente tenha causado o problema.

Para termos o áudio de volta ao normal sem reiniciar o computador, devemos reiniciar o servidor de áudio do Linux, pulseaudio. O método para isso é bem simples, porém, para reinicia-lo é necessário que o usuário em uso esteja no grupo pulse-rt, o superusuário (root) não é aceito.

Ajustando permissões

Desta forma, a primeira coisa a ser feita é adicionar o grupo "pulse-rt" ao usuário "hellnux" por exemplo, e para isso demonstrarei dois métodos distintos:
  1. [Modo texto] Aplique o seguinte comando:
    $ sudo adduser hellnux pulse-rt
    (Onde "hellnux" é o usuário)
  2. [Modo gráfico]
    • Vá em Sistema > Administração > Usuários e Grupos;
    • Clique em "Desbloquear";
    • Clique em "Gerenciar grupos";
    • Selecione "pulse-rt" na lista;
    • Clique em "Propriedades";
    • Marque o usuário desejado e dê "OK".
Reiniciando o pulseaudio

Antes de prosseguir, é aconselhável que feche qualquer programa que utilize áudio.

Abra o terminal de sua preferência e aplique os seguintes comandos:
  1. $ pulseaudio -k
  2. $ pulseaudio --start

Pronto! Aqui o áudio já deverá estar normalizado, e quando ocorrer o problema novamente, basta refazer esses últimos passos. Para quem é mais experiente, pode fazer um script.

hellnux,
[]'s

Windows 7 RC em português

Olá,

A equipe do Baboo anunciou um review do Windows 7 RC em pt_BR e uma galeria de imagens do mesmo.
O Windows 7 é o sucessor do Windows Vista, e será lançado neste ano. Ele continua em testes, e no início deste ano nós publicamos um pequeno review de duas páginas com as principais novidades da versão beta. Há também um interessante comparativo de performance com o Windows Vista aqui, aqui e aqui.

Agora a Microsoft disponibilizou uma versão muito mais completa e estável: a Release Candidate (RC), que é uma fase bastante avançada de testes, indicando que o produto está quase pronto. A diferença entre esta versão e a versão final do produto são pequenas correções de bugs.
Continuar lendo...

Trata-se de uma análise bem detalhada deste novo Sistema Operacional da Microsoft. Algo bem interessante é que o uso do Internet Explorer não é obrigatório e pode ser desinstalado sem causar dano ao sistema, como exigido pela União Européia.

Para ver as imagens, precisa ter login no fórum Baboo, para quem já tem, basta clicar aqui.

hellnux,
[]'s

30 abril 2009

Driver da Nvidia no Ubuntu 9.04

Olá,

Como todos sabem, o Ubuntu é um distribuição Linux voltada para usuários desktop, ou seja, pessoas de pouca ou nenhuma informação técnica. Com este tipo de filosofia é natural o surgimento de programas com interface gráfica com o intuito de auxiliar em determinadas tarefas.

O driver da nvidia não vem no Ubuntu por se tratar de um software proprietário. Mas após a instalação do sistema, em Sistema > Administração > Drivers de hardware, são exibidos drivers proprietários disponíveis para o hardware do computador, pronto para download e instalação.


Como na figura acima, instalei o driver recomendado, versão 180. Após a instalação do mesmo, reinicie a interface gráfica e a tela começou a piscar sem parar, sendo as vezes ficando apenas uma tela negra e outras funcionais, porém, pela metade, tornando o uso impossível.

Em meu caso a solução foi bem simples:
  1. Pressione as teclas "Ctrl" + "Alt" + "F1";
  2. Entre com seu login e senha;
  3. Digite os comandos:
    • $ sudo killall gdm
      (Aqui matamos o gerenciador de login do Gnome)
    • $ sudo nvidia-xconfig
      (Chama o aplicativo da Nvidia que configura automaticamente o servidor X)
    • $ sudo gdm
      (Chama o gerenciador de login).
Pronto! O driver da nvidia já está em uso. Para configurar a resolução da tela, aconselho utilizar o aplicativo da nvidia, encontrado em: Sistema > Administração > NVIDIA X Server Settings:


PS: Creio que ao utilizar o driver de versão 173, em vez do 180, esse tipo de problema relatado não acontecerá.

Informações do ambiente:
  • Sistema Operacional: Ubuntu Linux 9.04;
  • Placa de vídeo: Nvidia 8600GT XFX 256mb DDR3;
  • Monitor: LG W1952TQ.
hellnux,
[]'s

Montando paritições NTFS automaticamente

Olá,

Para quem usa ou estuda Linux, é natural utilizarem partições do tipo NTFS, já que ainda usam o Sistema Operacional da Microsoft.

Antigamente, o gerenciamento das partições que o sistema deveria ou não montar no boot, assim como as permissões de acessos, eram feitos à mão, através do arquivo /etc/fstab, ainda presente nos atuais Linux. Arquivo de simples compreensão, porém necessitava de algum conhecimento técnico para editá-lo. Com o tempo, este tipo de tarefa vem sendo automatizada.

Ao instalar o Ubuntu 9.04 em minha máquina, senti uma certa dúvida em editar o /etc/fstab, assim encontrei um aplicativo interessante no repositório do Ubuntu e decidi testa-lo. Trata-se do ntfs-config, um programa bem simples e pequeno e de fácil uso, embora necessite de uma certa evolução em seu layout.

Instalando
  1. Vá em Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic;
  2. Marque o pacote "ntfs-config" para instalação;
  3. Clique em "Aplicar".
Uso

Instalado, basta:
  1. Vá em Sistema > Administração > Ferramenta de Configuração NTFS
  2. Marque a partição que deve ser montada na inicialização. (Aqui, a partição desejada deve estar desmontada para que seja detectada)
  3. Escolha o modo desejado de montagem.
Pronto!

hellnux,
[]'s

29 abril 2009

Lançado o VirtualBox 2.2.2

Mal anunciei aqui no blog sobre o lançamento da versão 2.2.0 e já está disponível um nova versão. Embora não tenha nenhuma novidade como na versão 2.2.0, nessa houve apenas várias correções de bugs.

O changelog desta versão e anteriores, pode ser conferido aqui.

Download: virtualbox.org

hellnux.
[]'s

26 abril 2009

Disquete no Ubuntu 8.10

Apesar do disquete ser uma mídia relativamente antiga e praticamente considerada morta, ainda é usada, porém, por um número menor de usuários. Essa queda foi impulsionada pela popularização do pen drive e dos cartões de memória(SSD).

Depois de acompanhar a evolução do GNU/Linux no desktop e servidores, com certas decepções e orgulho, meu pai e minha irmã reclamaram que não conseguiam achar o disquete no Ubuntu. Intrigado, resolvi investigar. Pelo menu "Locais" não achei, assim já recorri ao comando mount pelo terminal:
# mount /dev/fd0 /mnt/floppy
mount: o dispositivo especial /dev/fd0 não existe
Neste ponto, fui pesquisar e cheguei em uma solução. É necessário privilégios de super usuário (root) , no terminal:
$ sudo modpobre floppy
Com isso, automaticamente o driver de disquete estará acessível no menu "Locais", assim como pelo Nautilus (gerenciador de arquivos padrão do Gnome). Mas para que tenhamos a solução definitiva, siga:
$ sudo gedit /etc/modules
Acrescente "floppy" na última linha do arquivo e salve. Pronto! Não será necessário nenhum tipo de configuração extra.

PS: Não sei se o disquete vem desabilitado por padrão nesta versão do Ubuntu, já que eu não possuia nenhum driver de disquete quando o instalei.

Referência: ubuntuforum-pt.org

hellnux,
[]'s

23 abril 2009

Ubuntu 9.04 disponível para download

Hoje a equipe do Ubuntu disponibilizou a nova versão de seu Sistema Operacional, o Ubuntu 9.04 Jaunty. Lançada em versões para Desktop, netbook e servidores; atendendo pelos respectivos nomes:
  • Desktop Edition
  • Netbook Remix
  • Server Edition
O download, pedido de CD (grátis) ou compra está disponível no link abaixo:

http://www.ubuntu.com/getubuntu

Caso prefira fazer o download da imagem do CD do Ubuntu, tenha atenção, confira a versão marcada e a arquitetura do computador (32bits ou 64bits) e de preferência escolha um servidor próximo de onde mora.

Fiz download da versão 32bits para testar em minha máquina virtual, o VirtualBox, fiquei impressionado com a velocidade de boot. Faz me lembrar quando troquei o kernel do Linux de 2.4 para 2.6 há alguns anos.

Agora estou fazendo download da versão 64bits, já que meu processador é um intel core2duo, para substituir pelo meu Ubuntu 8.10 Intrepid.

Referência e detalhes: br-linux.org

hellnux,
[]'s

22 abril 2009

Bluetooth 3.0 anunciado oficialmente

Depois de soltar informações, o "Bluetooth Special Interest Group", confirmou oficialmente a terceira geração da especificação Bluetooth. Chamada oficialmente de Bluetooth 3.0 + HS (High Speed), o padrão tira proveito da presença do Wi-Fi em dispositivos equipados com ele, automaticamente chaveando transferências de grande demanda para o padrão. A velocidade, na teoria, mudou radicalmente para 24 Mbps em um link 802.11g típico, além de economizar mais energia que o Bluetooth 2.1, por embutir uma grande variedade de protocolos de eficiência energética, além de ter controles integrados de consumo que ajudam a manter maior autonomia da bateria.
Continuar lendo...

Fonte: guiadohardware.net

21 abril 2009

Tweak, o que é?

Os softwares tweak tem a finalidade de tornar acessível ou facilitar certas funcionalidades do sistema operacional em uso, que antes, ao usuário eram desconhecidas ou simplesmente de difícil acesso, afim de otimizar determinadas funções ou tarefas. Em algun casos, o tweak agregam outros softwares.

Pela minha experiência, creio que não há diferença dos tweaks desenvolvidos para Windows e Linux, porque ambos simplesmente utilizam ferramentas oferecidas pelo Sistema Operacional, assim tornando-se basicamente um front-end.

Windows

Cheguei a utilizar alguns em casa, praticamente todos apresetavam um belo layout, funções bem definidas, mas na maioria dos casos, algumas funções deixavam a desejar ou até me prejudicaram, assim acabei abandonando qualquer tweak para o sistema das janelinhas. Mas isso não quer dizer que não exista algum capaz de atender suas necessidades.

Lista de tweak disponíveis: aqui

Macintosh

Área nova para mim, e ainda não tive nenhuma necessidade para tal. Apenas um indicado pelo site Superdownloads.

Lista de tweak disponíveis: aqui

Linux

É estranho ver algum software tweak para Linux, pois estes considerado comuns, quase que exclusivo ao ambiente Windows, e chegam a ser ferramentas indispensáveis para alguns usuários.

Conheço apenas um, somente disponível para Ubuntu, o Ubuntu Tweak. Poucas funções, porém vale a pena conhecer.


Página de download: aqui

hellnux,
[]'s

18 abril 2009

Linux, o começo.

Embora o título diga "Linux, o começo.", não se trata de sua história. Trata-se do Linux em relação para com a minha vida.

Lembro como se fosse ontem. Estava eu no segundo período de Sistemas de Informações, quando um amigo me apresenta um Sistema Operacional capaz de iniciar/bootar através do CD sem alterar nada que esteja no disco rígido(HD), o Kurumin, feito por um brasileiro.

Fascinado com tal tecnologia e com a beleza do KDE, sua interface gráfica, comecei a me aventurar no mundo GNU/Linux. Horas e horas na frente do computador testando versões do Kurumin, Slackware e outros. Duas semanas depois estava em meu primeiro estágio, só para mexer no Linux, no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), época boa.

Hoje, quando abri meu guarda-roupas, deparei com um amontoado de CDs antigos. Para minha surpresa, eram todos os CDs que queimei do Kurumin. Como já faz um tempo, essas mídias já não podem ser utilizada mais, devido ao degaste físico.

Antes de me desfazer de tal material, tirei uma foto. Contei 17 CDs, sendo um que não aparece, o Kurumin 7, que ainda uso em certos casos. O primeiro CD da foto, foi a minha primeira distribuição, o Kurumin 3.0, menos de 200mb.


Embora o Kurumin seja um projeto morto, sou grato ao Morimoto e outros desenvolvedores, pois em minha concepção era uma distribuição que atendia bem as necessidades dos brasileiros, em termos de desktop. Depois de um tempo surgiu o Ubuntu, febre mundial, mas o achei imaturo e continuei usando o Kurumin até o seu fim.

hellnux,
[]´s

16 abril 2009

Dissipadores com diamante reacendem "guerra do clock" dos processadores

Cientistas alemães desenvolveram um novo material capaz de retirar o calor dos processadores de computador muito mais rapidamente do que os dissipadores de cobre e alumínio hoje utilizados.

O desempenho do novo material é tão superior aos atuais que sua utilização permitirá que a indústria miniaturize ainda mais os componentes, produzindo chips, principalmente para computadores portáteis, que rodem a velocidades maiores do que as atuais.

Continuar lendo...

Creio que a era do silício realmente vai se estender um pouco, embora seja uma notícia boa, o custo destes componentes serão maiores. Olhe que a solução térmica baseado no cobre corresponde a um bom preço dos produtos eletrônicos, pois o cobre não é material barato, imagine o pó de diamante (isso me lembra o hyoga do Cavaleiros dos Zodíacos).


Como usuário, estou doido para essa era do silício tenha fim, já foram anunciada "n" soluções em substituição a este material. Enfim, se for mais eficiente e barato, com certeza será de agrado a todos.

hellnux,
[]´s

15 abril 2009

Windows 7 Beta, build 7106

Mais uma nova build do Windows 7 Beta vazou na web, agora a de número 7106, disponível por torrent. Embora esteja em chinês, a maioria do sistema está em inglês, alguns botões e nomes de janelas que estão na língua chinesa, mas nada que impede o uso.

Já testei a build 7000, achei ela mais rápida do que o Vista, desde a instalação e no uso. Nesta, já achei a instalação meia demorada, e no uso não percebi nenhuma grande diferença.

Uma screenshot desta última build, virtualizado pelo VirtualBox:


hellnux,
[]'s

14 abril 2009

Lançado o VirtualBox 2.2.0


Disponível para Windows, Linux, Mac OS X, Solaris e OpenSolaris. VirtualBox é uma solução de virtualização desenvolvida pela Sun, assim como o VMware e o Xen, porém estes pertecentes a outras empresas.

Para quem possui o VirtualBox em sua versão 2.1.x, como eu, basta abrir o programa que surgirá uma janela alertando-o sobre a versão 2.2 e assim fazendo o download para o seu respectivo Sistema Operacional.

Download: virtualbox.org

hellnux,
[]'s

13 abril 2009

Lançado o Nexuiz 2.5

FPS 3D disponível para Windows, Linux e Mac. No blog já tem escrito sobre o game, leia aqui.

Novidades desta versão:
* Completely redone HUD and user adjustable scoreboard
* Totally rewritten Client/Server communication to cut the bandwidth usage in half
* New gamemode "Race". Try to get from start to end of a level as fast as possible. Available as free-for-all and team variant. Further allows to play with or without a qualification period.
* Added several new weapons (on-hand Grappling Hook, Port-O-Launch, T.A.G. Seeker, Heavy Laser Assault Cannon, Rifle)
* Map editor NetRadiant included
* Improved all effects for eye candy and tweakability
* All maps recompiled with external lightmaps which allow for much crisper shadows
* Added maps desertfactory (DM, TDM, MinstaGib), racetrack (Race) and made aggressor support Key Hunt
* New player sounds, announcer sounds/voices, textures, crosshairs, weapon models, effects and menu skins
* Added support for video capture to OggTheora
* Integrated the Havoc mod into the menu! Havoc servers use quite different physics and weapons, give it a try!
* Fixed a crash with ATI drivers on shutdown or vid_restart
* Fixed several problems with lagging gameplay/crashes/wrong display of effects
* Improved bots (teamworking, bunnyhopping, swimming, better way finding, support for ladders, less CPU usage, faster map loading)
* Better visual display of carried items (Strength, Shield, flags and keys)
* Better parental guidance support with cl_gentle and cl_nogibs
* Lots of tourney-related features (timeout/in, spectator-slots, allready, warmup mode, lockteams, unlockteams, movetoteam_red/blue/..., nospectators, records, cointoss)
* Added some effects customization options like cl_casings, cl_weaponpriority
* Many more map entities allowing for more dynamic maps
* Restructured and improved menu: demos menu and multiple campaigns are back, also added an advanced menu containing ALL settings of the game
Houve reformulação do menu principal, com algumas melhorias no modo multiplayer. Mudanças no layout das armas, algumas sofreram apenas alterações de cores. Não sei se tem haver com o jogo, mas os servers gringos, apesar de estarem com o mesmo ping, notei uma certa lentidão.

Para quem jogava a versão 2.4.x, pode instalar tranquilamente, pois não houve nenhuma alteração dos requisitos mínimos.

Download: alientrap.org/nexuiz

hellnux,
[]'s

[Linux] Linha de comando bugada?

Essa dica vai especialmente para os estudantes de Linux, principalmente aqueles que estão se aventurando na linha de comando, o famoso bash.

Todos sabemos que o comando cat imprime na tela o conteúdo do arquivo que lhe foi passado como argumento. Como a maioria dos envolvidos na área tecnológica são curiosos natos, vão querer passar qualquer tipo de arquivo como argumento para ver como o sistema se comporta. E um bom exemplo disto são os arquivos binários.

Quando se passa um arquivo binário ao cat, existe um boa probabilidade da linha de comando ficar bugada, em vez de letras, será apenas caracteres estranhos e indecifráveis.

Abaixo tenho em meu terminal o conteúdo do binário mount, utilizando o comando:
$ cat /bin/mount


A solução é bem simples, basta aplicar o comando reset. Escreva o comando e pressione "Enter" e assim terá sua linha de comando devolta a normalidade, evitando que se reinicie o Console de sua preferência.


hellnux,
[]'s

04 abril 2009

Concatenação/junção de arquivos.

Na Internet temos vários arquivos oferecidos para download de extensão *.aa, *.ab, ..., ou, *.001,*.002, etc. Cuidado para não confundir com arquivos compactados, porque na realidade trata-se de arquivos divididos que devem ser unidos posteriormente para uso.

Sabemos que para unificar estes pedaços devemos usar um programa para tal, o que muitos não sabem é que o Sistema Operacional já oferece isso nativamente. No Windows é muito utilizado o programa HJSplit, pequeno e intuitivo, recomendo.

Demostrei abaixo métodos para Windows e Linux. Aos usuários Mac ficarei devendo, ainda não precisei fazer isso no Mac. ^^

Windows

Para quem prefere algo mais emocionante e não queira ocupar o HD com meros 1mb correspodente ao HJSplit, pode abrir o DOS e digitar o seguinte comando para concatenar os arquivos.

Sintaxe:
type NomeDoArquivo* > ArquivoUnificado.extensão
O melhor jeito de se usar o comando acima, é digitar apenas parte do nome do arquivo que tem em comum com os demais que queira unificar. O coringa "*" se encarrega de achar todos os demais. O ">" direciona o fluxo para o arquivo descrito a sua frente. Por fim, o programa type é nativo e tem como finalidade exibir arquivos textos, porém, é capaz de imprimir o conteúdo de qualquer arquivo.

Com este método, não é impresso nada na tela do DOS, já que o fluxo está sendo redirecionado a um outro arquivo (o arquivo unificado no caso). A desvantagem é que não possui nenhuma barra de progresso. Mas fique tranquilo, pois se ocorrer algum erro, imediatamente será impresso na tela, e em caso de sucesso, a linha de comando ficará disponível.

Linux

No Linux certamente há programas com interface gráfica, mas desconheço, pois sou fã da linha de comando, desta forma não indicarei qualquer programa ou front-end.

Abra o terminal de sua preferência, e aplique o seguinte comando:

Sintaxe:
$ cat NomeDoArquivo* > ArquivoUnificado.xxx
O melhor jeito de se usar o comando acima, é digitar apenas parte do nome do arquivo que tem em comum com os demais que queira unificar. O coringa "*" se encarrega de achar todos os demais. O ">" direciona o fluxo para o arquivo descrito a sua frente. Por fim, o programa cat é nativo e é capaz de imprimir na tela o conteúdo de qualquer arquivo que lhe for passado.

Com este método, não é impresso nada na tela, já que o fluxo está sendo redirecionado a um outro arquivo (o arquivo unificado no caso). A desvantagem é que não possui nenhuma barra de progresso. Mas fique tranquilo, pois se ocorrer algum erro, imediatamente será impresso na tela, e em caso de sucesso, a linha de comando ficará disponível.

hellnux,
[]´s

01 abril 2009

Ubuntu Server no VirtualBox

Olá,

Esses dias resolvi me aventurar no artigo de Gleudson Junior, Criando dispositivos RAID via software no Linux publicado no Viva O Linux, que pode ser lido na íntegra aqui.

Como o meu enfoque é rodar apenas o Ubuntu Server no VirtualBox, não entrarei em detalhes do que é RAID e nem como faze-lo.

Antes de iniciarmos, listarei o que foi utilizado para que fique mais fácil a compreensão:
  • Sistema Operacional: Ubuntu Desktop 8.10 64bits;
  • VirtualBox 2.1.4;
  • Arquivo .iso do Ubuntu Server 8.10 32bits, download. (Poder ser o CD)
O artigo em si é bastante intuitivo, porém tropecei em alguns problemas. Primeiro tentei instalar o Ubuntu Desktop 8.10 64 bits dentro da máquina virtual, mas o VirtualBox não oferece suporte a sistemas de 64 bits, travando logo na inicialização com a seguinte mensagem:
This kernel requires an x86-64 CPU, but only detected an i686 CPU.
Unable to boot - please use a kernel appropriate for your CPU.
Assim tive que obter uma distribuição de Linux 32 bits, o Ubuntu Server no caso. Com o arquivo .iso da distro em mãos, segui o tutorial tranquilamente, tendo a instalação concluída sem nenhuma obstáculo. Porém, ao dar boot na nova máquina virtual retornou o seguinte erro:
This kernel requires the following features not present on the CPU:
pae

Unable to boot - please use a kernel appropriate for your CPU.
A própria mensagem de erro nos dá a dica. Para solucionar não é preciso reinstalar o sistema, basta ir nas Configurações da máquina virtual e habilitar o PAE/NX, como na figura abaixo:


O PAE (Physical Address Extension) é um recurso que possibilita o aumento de endereçamento de memória RAM superior à 4GB, sendo este recurso já habilitado no Ubuntu Server, que por sua vez é a causa do travamento.

Referência:

hellnux,
[]'s

27 março 2009

Hospedando imagens pelo Blogger

Vai uma dica útil para aqueles que querem hospedar imagens em seu Blogger, para serem utilizadas no layout, sem recorrer a outros recursos. Assim, padronizando.

Na internet temos vários tutorias que ensinam como hospedar imagens e posta-la em seu site ou blog, em servidores que oferecem este serviço de forma gratuita como: imageshack, postimage, etc. Sendo estes, as vezes nos deixam na mão.

Sabemos que para termos um blog hospedado pelo Blogger é necessário possuirmos uma conta Google, assim podemos desfrutar de vários outros serviço, um deles é o Picasa Web, que na verdade é onde ficam hospedados as imagens que pedimos para fazer upload quando criamos uma postagem, como na imagem abaixo:


Observe que nem sequer passamos pelo Picasa Web em si. Caso queira ver todas imagens que foram hospedadas da forma acima, basta estar logado em sua conta Google correspondente ao blog e ir:


Agora vamos ao que importa. Após fazer o upload da imagem, faça como na imagem abaixo e copie o trecho selecionado correspondente:


A tag "src" carrega o real endereço da imagem, basta copiar o trecho selecionado e aplicá-la no local de sua preferência.

Nota: Utilizei este método para hospedar as bandeiras acima do menu deste blog.

hellnux,
[]´s

24 março 2009

DVD de 1TB

Imagina um mero DVD com capacidade de 1TB(1000GB). Eu esperando um DVD com 100GB, a Lei de Moore realmente foi quebrada. Até o momento temos a empresa israelense Mempile, Universidade da Florida, Universidade da Califórnia que anunciaram a criação desta mídia. Não sei se todos utilizam do mesmo método para leitura/escrita, mas todos são do formato de um DVD, um disco óptico.

Referências:
Flashback (comentário pessoal)

Lembro quando eu tinha meu humilde k6-II de 400Mhz com um de HD de 4GB, como eu era feliz, pois na época existiam apenas CDs com capacidade máxima de 700mb. Mas quando lançaram o DVD, inicialmente com 4,5gb de espaço, como fiquei "puto". Em pensar que existia algo menor do que meu HD e com capacidade maior, foi um fase difícil.

Agora que adquiri um HD Sata de 320Gb vem essa notícia. =/

hellnux,
[]´s

16 março 2009

Gadget humano

Homem perde pedaço do dedo em um acidente de moto e decide implantar uma prótese com pen drive. Algo inédito e impressionante, fico imaginando se ele perder outras partes, o que ele faria?. Implantar um mini tela de LCD no punho com GPS, acesso wi-fi. Realmente não há limites para o corpo humano. =D




Fonte: IG

hellnux,
[]'s

Reiniciando um servidor Linux a partir do diretório /proc.

Este é um artigo de Jansen Sena publicado no Dicas-L, que na verdade não se aplica apenas a servidores e sim na maioria dos GNU/Linux, pois utiliza de um recurso do kernel previamente habilitado nas distribuições.

Ele ensina de forma bem simples, como reiniciar em casos que o comandos shutdown, poweroff, reboot e init não estejam respodendo, como um I/O error.

O artigo foi dividido em duas partes, sendo a primeira apenas ensinando reiniciar e a segunda com dicas importantes.
hellnux,
[]'s

13 março 2009

Fusion ioDrive: 'o poder de 1000 HDs na palma da sua mão'

Aproxima cada vez mais o fim dos HDs convencionais, há muito tempo já vem sendo apresentada novas tecnologias ou formas de armazenamento. O mais especulado são os chips NAND flash, largamente utilizados em pen drive. Agora, a forma que o mercado utilizará esta tecnologia, ainda é um segredo.


Resumindo, a notícia trata-se de uma nova forma de armazenamento flash. A Fusion io apresentou o ioDrive, dispositivo com armazenamento embutido e que utiliza o barramento PCI Express, superando na taxa de escrita/leitura dos HDs convencionais, além de consumir menas energia, assim gerarando menos calor.


Notícia e mais detalhes em: guiadohardware.net

hellnux,
[]´s

11 março 2009

Acessando partições NTFS no Mac

Por padrão o OS X lêem partições NTFS nativamente, mas não realizam a operação de escrita. Para resolver este problema, é utilizado a mesma solução que no GNU/Linux já vem sendo utilizada.

Quanto ao FAT32, antecessor do NTFS, creio que o Mac realize tranquilamente operações de escrita e leitura, já que no próprio utilitário de disco oferece a opção de formatar partição em FAT32.

Em nosso caso, basta utilizar o MacFUSE em conjunto ao NTFS-3G. Testei com os arquivos listado abaixo, vale lembrar que dependendo a época de que seja feita esse procedimento, a versão pode ter sofrido atualizações, assim bastando acessar o site do projeto que estão disponível neste parágrafo e fazer o download dos pacotes atuais.
  • MacFUSE: MacFUSE-2.0.3,2.dmg
  • NTFS-3G: NTFS-3G_2009.2.1u1-stable-catacombae.dmg
Instalando
  1. Download:
  2. Clique em "MacFUSE-2.0.3,2.dmg", após em "MacFUSE.pkg", assim abrirá o assistente de instalação e basta seguir os passos para concluir a instalação.
  3. Cliquem em "NTFS-3G_2009.2.1u1-stable-catacombae.dmg", após em "NTFS-3G", assim abrirá o assistente de instalação e basta seguir os passos para concluir a instalação.
  4. Concluído a instalação, basta reiniciar.
Quando havia feito este procedimento meses atrás, com versões inferior, notei uma certa demora na escrita nas partições NTFS. Com a versão deste tutorial, notei um certo ganho em performance.

Nota: No utilitário de disco "Disk Utility" será adicionado a opção de formatar em NTFS.

Referência: lifehack.org

hellnux,
[]´s

"Ruindows"



Ri alto ao ler a tira acima. Faz me lembrar da época do Windows 98, onde as telas azul (BSOD) eram comuns, já no XP não são frequentes, mas ainda continuam dando umas travadas. Enquando ao Vista não sei se trava, mas só de ser um guloso por recurso, pelo menos para mim deixa de ser usual.

Fonte: byotechnica blog

hellnux,
[]´s

09 março 2009

Virtual CDRom Control Panel, montando .iso

Para quem não sabe, arquivos de extensão *.iso geralmente são imagens de mídia de Cds ou DVDs. Possuir um arquivo deste tipo no HD (Hard Disk) seria como ter a mídia física em si, porém de forma lógica ou virtual. Tecnicamente falando, os *.iso utilizam o sistema de arquivo ISO9660, que por sua vez não pode ser acessado como se fosse um diretório/pasta, pois trata-se de um arquivo que em sua maioria é distribuído para serem gravados em mídia.

Mas e agora que não tenho nenhuma gravadora ou mídia para gravar?

Para isso temos programas capazes de virtualizar drivers de CD ou DVD, assim possibilitando o acesso ao conteúdo dos arquivos *.iso. No Linux é possível montar um arquivo *.iso de forma nativa, sem auxílio de qualquer outro programa, porém no Windows XP senti dificuldades, pois não é feito de forma nativa e para isso precisei correr atrás de um programa.

Temos vários programas que fazem este serviço, mas eu não estava disposto a adquirir aqueles programas cheios de recursos apenas para montar um .iso, pois boa parte do aplicativo seria desnecessário e assim disperdiçando espaço em HD com tais recursos.

Assim encontei o Virtual CD-ROM Control Panel desenvolvido pela Microsoft, que possui apenas 60kb, o tamanho impressiona. Não é tão fácil de instalar como a maioria dos programas feitos para Windows. Exige alguns passos:

Instalando:
  1. Download: Virtual CD-ROM Control Panel;
  2. Execute-o e mande descompactar no diretório de sua preferência, no total são 3 arquivos;
  3. Copie o arquivo "VCdRom.sys" para "C:\WINDOWS\system32\drivers";
  4. Execute o "VCdControlTool.exe";
  5. Clique em "Driver Control ...", depois em "Install Driver" e indique o diretório de onde o arquivo "VCdRom.sys" se encontra, no nosso caso: "C:\WINDOWS\system32\drivers".
Tela do Virtual CD-ROM Control Panel

Utilizando:
  • Execute o "VCdControlTool.exe";
  • Clique em "Add Drive" para criar um dispositivo virtual;
  • Clique em "Mount" e indique o arquivo *.iso que deseja acessar;
  • Clique em "Eject" para o driver virtual livre;
  • Clique em "Remove Drive" para remover o dispositivo virtual.
Já que uma imagem vale por mil palavras, segue um exemplo de utilização:


hellnux,
[]´s