04 abril 2009

Concatenação/junção de arquivos.

Na Internet temos vários arquivos oferecidos para download de extensão *.aa, *.ab, ..., ou, *.001,*.002, etc. Cuidado para não confundir com arquivos compactados, porque na realidade trata-se de arquivos divididos que devem ser unidos posteriormente para uso.

Sabemos que para unificar estes pedaços devemos usar um programa para tal, o que muitos não sabem é que o Sistema Operacional já oferece isso nativamente. No Windows é muito utilizado o programa HJSplit, pequeno e intuitivo, recomendo.

Demostrei abaixo métodos para Windows e Linux. Aos usuários Mac ficarei devendo, ainda não precisei fazer isso no Mac. ^^

Windows

Para quem prefere algo mais emocionante e não queira ocupar o HD com meros 1mb correspodente ao HJSplit, pode abrir o DOS e digitar o seguinte comando para concatenar os arquivos.

Sintaxe:
type NomeDoArquivo* > ArquivoUnificado.extensão
O melhor jeito de se usar o comando acima, é digitar apenas parte do nome do arquivo que tem em comum com os demais que queira unificar. O coringa "*" se encarrega de achar todos os demais. O ">" direciona o fluxo para o arquivo descrito a sua frente. Por fim, o programa type é nativo e tem como finalidade exibir arquivos textos, porém, é capaz de imprimir o conteúdo de qualquer arquivo.

Com este método, não é impresso nada na tela do DOS, já que o fluxo está sendo redirecionado a um outro arquivo (o arquivo unificado no caso). A desvantagem é que não possui nenhuma barra de progresso. Mas fique tranquilo, pois se ocorrer algum erro, imediatamente será impresso na tela, e em caso de sucesso, a linha de comando ficará disponível.

Linux

No Linux certamente há programas com interface gráfica, mas desconheço, pois sou fã da linha de comando, desta forma não indicarei qualquer programa ou front-end.

Abra o terminal de sua preferência, e aplique o seguinte comando:

Sintaxe:
$ cat NomeDoArquivo* > ArquivoUnificado.xxx
O melhor jeito de se usar o comando acima, é digitar apenas parte do nome do arquivo que tem em comum com os demais que queira unificar. O coringa "*" se encarrega de achar todos os demais. O ">" direciona o fluxo para o arquivo descrito a sua frente. Por fim, o programa cat é nativo e é capaz de imprimir na tela o conteúdo de qualquer arquivo que lhe for passado.

Com este método, não é impresso nada na tela, já que o fluxo está sendo redirecionado a um outro arquivo (o arquivo unificado no caso). A desvantagem é que não possui nenhuma barra de progresso. Mas fique tranquilo, pois se ocorrer algum erro, imediatamente será impresso na tela, e em caso de sucesso, a linha de comando ficará disponível.

hellnux,
[]´s

Nenhum comentário:

Postar um comentário