18 abril 2009

Linux, o começo.

Embora o título diga "Linux, o começo.", não se trata de sua história. Trata-se do Linux em relação para com a minha vida.

Lembro como se fosse ontem. Estava eu no segundo período de Sistemas de Informações, quando um amigo me apresenta um Sistema Operacional capaz de iniciar/bootar através do CD sem alterar nada que esteja no disco rígido(HD), o Kurumin, feito por um brasileiro.

Fascinado com tal tecnologia e com a beleza do KDE, sua interface gráfica, comecei a me aventurar no mundo GNU/Linux. Horas e horas na frente do computador testando versões do Kurumin, Slackware e outros. Duas semanas depois estava em meu primeiro estágio, só para mexer no Linux, no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), época boa.

Hoje, quando abri meu guarda-roupas, deparei com um amontoado de CDs antigos. Para minha surpresa, eram todos os CDs que queimei do Kurumin. Como já faz um tempo, essas mídias já não podem ser utilizada mais, devido ao degaste físico.

Antes de me desfazer de tal material, tirei uma foto. Contei 17 CDs, sendo um que não aparece, o Kurumin 7, que ainda uso em certos casos. O primeiro CD da foto, foi a minha primeira distribuição, o Kurumin 3.0, menos de 200mb.


Embora o Kurumin seja um projeto morto, sou grato ao Morimoto e outros desenvolvedores, pois em minha concepção era uma distribuição que atendia bem as necessidades dos brasileiros, em termos de desktop. Depois de um tempo surgiu o Ubuntu, febre mundial, mas o achei imaturo e continuei usando o Kurumin até o seu fim.

hellnux,
[]´s

Nenhum comentário:

Postar um comentário