21 abril 2009

Tweak, o que é?

Os softwares tweak tem a finalidade de tornar acessível ou facilitar certas funcionalidades do sistema operacional em uso, que antes, ao usuário eram desconhecidas ou simplesmente de difícil acesso, afim de otimizar determinadas funções ou tarefas. Em algun casos, o tweak agregam outros softwares.

Pela minha experiência, creio que não há diferença dos tweaks desenvolvidos para Windows e Linux, porque ambos simplesmente utilizam ferramentas oferecidas pelo Sistema Operacional, assim tornando-se basicamente um front-end.

Windows

Cheguei a utilizar alguns em casa, praticamente todos apresetavam um belo layout, funções bem definidas, mas na maioria dos casos, algumas funções deixavam a desejar ou até me prejudicaram, assim acabei abandonando qualquer tweak para o sistema das janelinhas. Mas isso não quer dizer que não exista algum capaz de atender suas necessidades.

Lista de tweak disponíveis: aqui

Macintosh

Área nova para mim, e ainda não tive nenhuma necessidade para tal. Apenas um indicado pelo site Superdownloads.

Lista de tweak disponíveis: aqui

Linux

É estranho ver algum software tweak para Linux, pois estes considerado comuns, quase que exclusivo ao ambiente Windows, e chegam a ser ferramentas indispensáveis para alguns usuários.

Conheço apenas um, somente disponível para Ubuntu, o Ubuntu Tweak. Poucas funções, porém vale a pena conhecer.


Página de download: aqui

hellnux,
[]'s

Nenhum comentário:

Postar um comentário