01 abril 2009

Ubuntu Server no VirtualBox

Olá,

Esses dias resolvi me aventurar no artigo de Gleudson Junior, Criando dispositivos RAID via software no Linux publicado no Viva O Linux, que pode ser lido na íntegra aqui.

Como o meu enfoque é rodar apenas o Ubuntu Server no VirtualBox, não entrarei em detalhes do que é RAID e nem como faze-lo.

Antes de iniciarmos, listarei o que foi utilizado para que fique mais fácil a compreensão:
  • Sistema Operacional: Ubuntu Desktop 8.10 64bits;
  • VirtualBox 2.1.4;
  • Arquivo .iso do Ubuntu Server 8.10 32bits, download. (Poder ser o CD)
O artigo em si é bastante intuitivo, porém tropecei em alguns problemas. Primeiro tentei instalar o Ubuntu Desktop 8.10 64 bits dentro da máquina virtual, mas o VirtualBox não oferece suporte a sistemas de 64 bits, travando logo na inicialização com a seguinte mensagem:
This kernel requires an x86-64 CPU, but only detected an i686 CPU.
Unable to boot - please use a kernel appropriate for your CPU.
Assim tive que obter uma distribuição de Linux 32 bits, o Ubuntu Server no caso. Com o arquivo .iso da distro em mãos, segui o tutorial tranquilamente, tendo a instalação concluída sem nenhuma obstáculo. Porém, ao dar boot na nova máquina virtual retornou o seguinte erro:
This kernel requires the following features not present on the CPU:
pae

Unable to boot - please use a kernel appropriate for your CPU.
A própria mensagem de erro nos dá a dica. Para solucionar não é preciso reinstalar o sistema, basta ir nas Configurações da máquina virtual e habilitar o PAE/NX, como na figura abaixo:


O PAE (Physical Address Extension) é um recurso que possibilita o aumento de endereçamento de memória RAM superior à 4GB, sendo este recurso já habilitado no Ubuntu Server, que por sua vez é a causa do travamento.

Referência:

hellnux,
[]'s

Nenhum comentário:

Postar um comentário