09 março 2009

Virtual CDRom Control Panel, montando .iso

Para quem não sabe, arquivos de extensão *.iso geralmente são imagens de mídia de Cds ou DVDs. Possuir um arquivo deste tipo no HD (Hard Disk) seria como ter a mídia física em si, porém de forma lógica ou virtual. Tecnicamente falando, os *.iso utilizam o sistema de arquivo ISO9660, que por sua vez não pode ser acessado como se fosse um diretório/pasta, pois trata-se de um arquivo que em sua maioria é distribuído para serem gravados em mídia.

Mas e agora que não tenho nenhuma gravadora ou mídia para gravar?

Para isso temos programas capazes de virtualizar drivers de CD ou DVD, assim possibilitando o acesso ao conteúdo dos arquivos *.iso. No Linux é possível montar um arquivo *.iso de forma nativa, sem auxílio de qualquer outro programa, porém no Windows XP senti dificuldades, pois não é feito de forma nativa e para isso precisei correr atrás de um programa.

Temos vários programas que fazem este serviço, mas eu não estava disposto a adquirir aqueles programas cheios de recursos apenas para montar um .iso, pois boa parte do aplicativo seria desnecessário e assim disperdiçando espaço em HD com tais recursos.

Assim encontei o Virtual CD-ROM Control Panel desenvolvido pela Microsoft, que possui apenas 60kb, o tamanho impressiona. Não é tão fácil de instalar como a maioria dos programas feitos para Windows. Exige alguns passos:

Instalando:
  1. Download: Virtual CD-ROM Control Panel;
  2. Execute-o e mande descompactar no diretório de sua preferência, no total são 3 arquivos;
  3. Copie o arquivo "VCdRom.sys" para "C:\WINDOWS\system32\drivers";
  4. Execute o "VCdControlTool.exe";
  5. Clique em "Driver Control ...", depois em "Install Driver" e indique o diretório de onde o arquivo "VCdRom.sys" se encontra, no nosso caso: "C:\WINDOWS\system32\drivers".
Tela do Virtual CD-ROM Control Panel

Utilizando:
  • Execute o "VCdControlTool.exe";
  • Clique em "Add Drive" para criar um dispositivo virtual;
  • Clique em "Mount" e indique o arquivo *.iso que deseja acessar;
  • Clique em "Eject" para o driver virtual livre;
  • Clique em "Remove Drive" para remover o dispositivo virtual.
Já que uma imagem vale por mil palavras, segue um exemplo de utilização:


hellnux,
[]´s

Nenhum comentário:

Postar um comentário