27 fevereiro 2009

Macintosh no PC?



Sim, é possível. Quando a Apple migrou sua plataforma de PowerPC para Intel, em 2006, facilitou que o Mac OS X, Sistema Operacional da Apple, rodasse em computadores convencionais, os famosos PCs.

Com certeza é uma notícia boa para quem não tem condições para adquirir algum produto da Apple e curiosos. Desde então surgiram várias "distribuições" de versões hackeadas do Mac OS X, como o Leo4all, iATKOS, Kalyway, iPC e outros. Cada uma destas feita por pessoas ou grupos diferente, porém com o mesmo propósito, de rodar o Mac OS X bem sobre PC. Creio que a diferença entre uma e outra são apenas na quantidade de software instalados e compatibilidade de hardware.

Ao contrário do que muitos imaginam, não é necessário ter uma máquina parruda para rodar algum hackintosh, até mesmo os Netbooks são capazes de roda-lo. Na maioria dos casos, no máximo será necessário apenas a instalação de algum "driver" para funcionar o aúdio, rede ou outro dispositivo que não tenha sido resolvido durante a instalação. O mesmo para o Windows.

Certeza de compatibilidade são PCs com processadores Intel (dual core ou superior) e placa-mãe com chipset Intel. Porém rodam em alguns processadores da AMD e placa-mãe com chipset NForce.

Os hackintosh estão disponíveis em vários torrents, facilmente encontrados na Internet, em forma de imagem de DVD (.iso) ou imagem de alguma máquina virtual, como o VMware. Porém não aconselho a instalação de nenhum nos PCs, pois é crime, mesmo que tenha a licença de um Mac OS X.

Lista de compatibilidade:
http://wiki.osx86project.org/wiki/index.php/Main_Page

hellnux,
[]'s

Nenhum comentário:

Postar um comentário