23 fevereiro 2009

Mac OS X, o que é?

Quem nunca ficou curioso para saber como é o Sistema Operacional Mac OS X da Apple ou até mesmo "fuçar". Há anos tenho este sonho, sempre via computadores com o logotipo da maça e não entendia a diferença deles para os PCs. A primeira característica que fiquei sabendo, que me fez entender porque nunca os vi em lugar algum, era o preço salgado. Enquanto podia comprar PC por R$1.200,00, alguns Macintosh chegavam em torno de R$25.000,00.

Outra característica, é que se tratava de computadores voltado para multmídia, pois a manipulação de gráficos e edições de vídeos eram feito de forma mais rápida e com qualidade superior a um PC. Assim tornando indispensável para empresas que trabalhavam com multimídia.

O que mais diferenciava os Mac do PCs, era a arquitetura. Enquanto o primeiro utilizava PowerPC, os PCs, utilizavam Intel. Recentemente a Apple migrou sua arquitetura para Intel, porém os PowerPC ainda são utilizados em alguns consoles, como o Wii e o Xbox 360. Resumindo, os computadores da Apple estão mais acessíveis por terem o preço final reduzido, mas continuam superior a um PC.

A minha sorte é que meu vizinho comprou um MacBook e uma vez ou outra vou visita-lo, será?!. Constatei que tudo que já ouvi do Mac OS X é verdade, trata de um sistema fácil, intuitivo, belo e rápido. Não precisei mais do que três horas para ser considerado como um mac user.

Um software que o acompanha, e que a maioria deve conhecer é o QuickTime, player de vídeo e aúdio. Alguns sites, como um que exibe trailer de filmes, o exigem. O gerenciador de arquivo é o Finder, aquele rosto sorridente na screenshot abaixo, assim como o Explorer está para o Windows. O seu browser é o Safari, muito parecido com o Firefox.

Screenshot (2mb):


Finder:


Safari:


System Preference:


Observe que a barra de ferramentas dos programas não é acoplada a mesma janela do programa. A barra superior, que possui a maça no canto, assume a barra de ferramentas do programa quando a mesma está em primeiro plano.

O que mais me impressionou é a velocidade de escrita/leitura no HD, é assutador. O tempo que leva para desligar, apenas dois segundos. E a instalação da maioria dos programas para Mac são feitas apenas com um clique, isso mesmo, apenas um clique, nunca imaginei que fosse possível. Em um outro post demostro tal façanha.

Essas foram minhas impressões sobre o Mac OS X em poucas horas de uso, espero usa-lo mais e mais e assim podendo trazer mais novidades.

Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/PowerPC

hellnux,
[]´s

Nenhum comentário:

Postar um comentário