23 fevereiro 2009

KDE 4.2 no repositório intrepid-backports


Notícia em: http://br-linux.org/2009/kde-42-no-repositorio-intrepid-backports/

Senti dificuldades em instalar o KDE através do repositório anunciado, então vai minha contribuição aos interessados:

Os pacotes do KDE 4.2 já se encontram no repositório intrepid-backports, que a Canonical não oferece suporte. Recentemente publiquei como instalar o mesmo utilizando o repositório do Kubuntu, desta vez farei utilizando este repositório.

Preparando o terreno

Para quem seguiu essa dica: Instalando o KDE 4.2 stable no Ubuntu 8.10. Antes de prosseguir deverá desinstalar todos pacotes referente ao KDE e posteriormente desmarcar o seguinte repositório:
deb http://ppa.launchpad.net/kubuntu-experimental/ubuntu intrepid main
Desta forma teremos uma instalação limpa. Quem instalou de outra forma, o mesmo deve ser feito, remova os pacotes do KDE e desmarque o repositório por onde o adquiriu, se for o caso.

Instalando

  1. Vá em Sistema > Administração > Canais de Software;
  2. Na guia "Atualizações" marque "Atualizações sem suporte (intrepid-backports)";
  3. Clique em "Fechar", assim aparecerá um nova janela e peça para "Recarregar" (esse procedimento atualizará a lista de softwares)
  4. Vá em Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic, e deixe como na figura abaixo para facilitar a instalação:
  5. Agora basta marcar os pacotes, citarei apenas os mais importante, mas nada o impede de marcar os pacotes de seu gosto.

    • kdebase-runtime-bin-kde4
    • kdebase
    • kdeutils
    • kdenetwork
    • kdemultimedia
    • kadeartwork

  6. Instalado, agora para usar basta dar um Logout(Desconectar), e na tela de login (GDM no caso do Ubuntu), peça para mudar de sessão e marque KDE.
Essa instalação não irá excluir e nem substituir o Gnome, interface gráfica padrão do Ubuntu, observe que serão adicionados alguns aplicativos nativo do KDE no menu do Gnome (vice-versa), e que por incrível que pareça, funcionará. Por exemplo, para quem não gosta muito do Nautilus (gerenciador de arquivos nativo do Gnome) terá o Dolphin como opção, que é o novo gerenciador de arquivos do KDE.

hellnux,
[]'s

Nenhum comentário:

Postar um comentário