03 março 2009

Ubuntu na G1

Fiquei surpreso ao ver na G1 uma coluna explicando como trocar o Windows pelo Linux. Trocar mesmo, nem é em dual boot ou simplesmente para testar (Live-CD). O artigo é bem escrito e voltado a leigos, de Fernando Panissi.

Netbooks, notebooks e computadores populares estão sendo vendidos aos montes com distribuições do Linux, o sistema operacional gratuito criado pelo finlandês Linus Torvalds. Eu usei o termo distribuição, pois uma característica do Linux é a existência de diversas versões do sistema, com uma série de diferenças e peculiaridades.

O comportamento das pessoas em comprar computadores novos, que vem de fábrica com Linux, é automaticamente irem atrás de uma pessoa para instalar o Windows. Isso baseado em uma visão incorreta, de que o Linux é um sistema é difícil de usar e possui diversas incompatibilidades com aplicativos comuns no Windows.

Continuar lendo...

Não para por aí. Dando uma olhada na sessão de Tecnologia me deparo com uma dúvida de um dos leitores da G1, onde a pessoa pede conselhos para saber como efetuar a troca do Windows XP pelo Windows 98, e o colunista sugere o Ubuntu. Segue na íntegra:

>>>>Trocar Windows XP pelo 98

Estou com problemas sobre instalação, por favor me ajude. O meu PC tem o Windows XP só que gostaria de mudar para o Windows 98. Tenho o CD de instalação, só que contém varias pastas. Como devo fazer para instalá-lo o Windows 98?
Maria Jose da Costa Cruz

Maria,
Não recomendo você instalar o Windows 98 por uma série de motivos. Esse sistema operacional está em desuso e não recebe atualizações da Microsoft há alguns anos. Os aplicativos mais atuais e, portanto, com correções cumulativas de segurança, certamente não funcionarão neste sistema, colocando seus dados em risco.

Entendo que o um computador modesto, cujo desempenho com o Windows XP seja abaixo do desejável, pode motivá-la a instalar essa versão do Windows. Entretanto, deve-se ponderar os riscos iminentes em uma operação como essa.

Caso sua motivação seja o desempenho, pode optar pela instalação de uma distribuição do Linux que permite usar interfaces gráficas mais leves e melhor gerenciamento dos dispositivos de hardware, como é o caso do Ubuntu.

Recomendo que, se essa for a sua escolha, procure um técnico especializado neste sistema operacional alternativo ao Windows. Ele irá realizar a instalação e configurá-lo adequadamente para seu uso.

Fonte: G1

Não sou leitor assíduo da G1, mas lembro de um época onde a Globo simplesmente fazia vista grossa a sistemas de código aberto, como o Linux. É bom ver estas mudanças. ^^

hellnux,
[]'s

Nenhum comentário:

Postar um comentário