02 maio 2009

Pulseaudio, aúdio no Ubuntu 9.04

Olá,

Uma dica bem rápida para amenizar o sofrimento de quem tem problemas ao assistir vídeos em *.rmvb (formato da Real) e outros como *.avi, *.mp4, etc.

Não sei se isto é regra para quem utiliza o player da Real, o real player, no meu caso de versão 11 (que pode ser baixado aqui) ao assistir vídeos em *.rmvb, *.rm por exemplo. E outros players, como o VLC para assistir vídeos de outros formatos.

Comigo, quando abro algum vídeo pelo real player, funciona normalmente, o problema é que não é executado outro áudio em conjunto ou após, que seja por um reprodutor de áudio ou vídeo, vice-versa, mesmo fechando o programa que supostamente tenha causado o problema.

Para termos o áudio de volta ao normal sem reiniciar o computador, devemos reiniciar o servidor de áudio do Linux, pulseaudio. O método para isso é bem simples, porém, para reinicia-lo é necessário que o usuário em uso esteja no grupo pulse-rt, o superusuário (root) não é aceito.

Ajustando permissões

Desta forma, a primeira coisa a ser feita é adicionar o grupo "pulse-rt" ao usuário "hellnux" por exemplo, e para isso demonstrarei dois métodos distintos:
  1. [Modo texto] Aplique o seguinte comando:
    $ sudo adduser hellnux pulse-rt
    (Onde "hellnux" é o usuário)
  2. [Modo gráfico]
    • Vá em Sistema > Administração > Usuários e Grupos;
    • Clique em "Desbloquear";
    • Clique em "Gerenciar grupos";
    • Selecione "pulse-rt" na lista;
    • Clique em "Propriedades";
    • Marque o usuário desejado e dê "OK".
Reiniciando o pulseaudio

Antes de prosseguir, é aconselhável que feche qualquer programa que utilize áudio.

Abra o terminal de sua preferência e aplique os seguintes comandos:
  1. $ pulseaudio -k
  2. $ pulseaudio --start

Pronto! Aqui o áudio já deverá estar normalizado, e quando ocorrer o problema novamente, basta refazer esses últimos passos. Para quem é mais experiente, pode fazer um script.

hellnux,
[]'s

Nenhum comentário:

Postar um comentário