31 maio 2009

Lançado o VirtualBox 2.2.4

Passou apenas um mês desde o lançamento da versão 2.2.2. Assim teremos logo a versão 2.3 deste ótimo software de virtualização. Essa versão traz apenas correções de bugs, nenhuma mudança significativa.

O changelog desta versão e anteriores, pode ser conferido aqui.

Download: virtualbox.org

hellnux.
[]'s

30 maio 2009

Obtendo o IP de Internet sem entrar em qualquer site

Vai uma dica útil que é deveras inútil, como exige um certo conhecimento técnico, não entrarei em detalhes.

Para obtermos nosso endereço IP válido na Internet, geralmente entramos em sites que forneçam tal serviço. Só que existe outra maneira de obter a mesma informação sem recorrer a qualquer site hospedado na Internet.

Não sei se essa dica vale para todos, pois tenho apenas uma conexão com a Internet, e ela se faz através do modem D-Link 500G Generation II, a qual trabalharei emcima.

[Modo 1] Modo texto

Recomendada para quem já tem alguma familiaridade com interpretador de comandos. Faz-se necessário ter o aplicativo telnet instalado, o qual praticamente já previamente instalado em qualquer Sistema Operacional.
  1. telnet 10.1.1.1
  2. Entre a senha e o login. O Padrão é "admin" para ambos os campos
  3. get ip address
Exemplo:


[Modo 2] Via browser

  1. Abra qualquer navegador de sua preferência, seja IE, firefox, Opera ou outro;
  2. Na barra de endereço digite o IP de seu modem, no caso: 10.1.1.1 e pressione "Enter";
  3. Entre a senha e o login. O Padrão é "admin" para ambos os campos;
  4. Logo na primeira página se tem o endereço IP válido na Internet, veja o exemplo abaixo:

hellnux,
[]'s

28 maio 2009

Especificações do SATA 3.0

Agora é oficial, as especificações foram liberadas.

A Serial ATA International Organization, grupo responsável pelo padrão SATA, tornou oficial a nova versão da interface. O SATA 3.0 dobra a taxa de transferência da interface SATA II para 6 Gbps, e estava em rascunho (desenvolvimento) há algum tempo.

As especificações mantém compatibilidade com as anteriores, de forma a permitir que dispositivos atuais possam ser conectados - claro, com a velocidade reduzida, compatível com os limites de cada dispositivo.
Fonte: guiadohardware.net

26 maio 2009

Memória eterna?

Recentemente o mundo vem sendo bombardeado por novas soluções tecnológicas, sendo estas criadas e desenvolvidas em um ritmo desenfreado. A maioria destas invenções estão relacionado a um campo novo, os nanotubos de carbono.

Embora no título diga ser eterna, não é, o tempo de vida útil especulado é superior a de 1 bilhão de anos. Pouco não?! Sendo que as caras fitas DAT duram em torno de 100 anos, as mídia de CD, pouco menos do que 10 anos.

Leia o artigo na íntegra:
hellnux,
[]'s

18 maio 2009

Carro open source?

Ok, não podemos abastecer o carro com código aberto, mas podemos controlá-lo inteiramente com isso certo? Bom, é o que pensa a empresa de engenharia Edag com seu protóripo Car Light Open Source.

Ah, o código aberto. Como é revigorante saber que os humanos estão juntos e envolvidos no desenvolvimento de peças para nossos computadores e também para futuros carros. Finjamos que a segunda consideração é natural. Pois, no Salão de Genebra, na Suíça, a empresa de engenharia Edag apresentou o protótipo de um veículo elétrico chamado de Car Light Open Source.

Durante a feira, os executivos apresentaram um conceito ainda inédito no mercado automobilístico: discutir com criadores de programas e sistemas sobre soluções pragmáticas para “o carro do futuro”. Algo como, “nós temos as ideias primárias, vocês, desenvolvedores, ponham as mãos nas rodas!”
Continuar lendo...

É estranho ouvir sobre carro open source, pois trata-se de uma filosofia quase que exclusiva a softwares. Do texto acima, o que mais gostei foi o compartilhamento de informações da via em tempo real. Não bastando essa inovação, ainda temos a utilização de OLED.

hellnux,
[]'s

15 maio 2009

Bios F5F, Gigabyte GA-EP31-DS3L

Olá,

Para quem tem a placa mãe de modelo GA-EP31-DS3L da Gigabyte, tenho uma boa notícia. Apesar de ser beta, a bios F5F vem se apresetando bem estável e diminui consideralvemente o tempo de boot, POST, enquanto a bios F5a não tinha essa melhoria.


Download: gigabyte.com.tw

hellnux,
[]´s

07 maio 2009

Recuperando Grub/Lilo

Basicamente a perda do gerenciador de boot está atrelado a instalações de Windows após o Linux, pois o mesmo possui uma postura anti-social e reconhece apenas outras instalações Windows, assim substituindo o Grub ou Lilo pelo gerenciador de boot próprio. Já o Linux adiciona automaticamente o Windows em seu gerenciador de boot.

Neste ponto temos a falsa sensação de perda do Linux devido a falta de acesso ao mesmo. O que não é verdade, pois o Linux continua lá, e por falta de informação muitos acabam reinstalando o Linux. A solução é bem simples, basta recuperar o gerenciador de boot.

O Grub e o Lilo são gerenciadores de boot, o primeiro é conhecido por ser parrudo, enquanto o segundo pela sua facilidade. Cada distribuição Linux traz seu gerenciador de boot, o Ubuntu por padrão utiliza o Grub e o antigo Kurumin por exemplo, utilizava o Lilo.

Existem vários artigos/dicas de como recuperar o gerenciador de boot na Internet, porém, a maioria nunca foram e nem são totalmente aplicáveis a mim. Direto preciso consertar meu gerenciador de boot, pois sempre instalo vários Sistemas Operacionais no mesmo HD, sendo IDE ou Sata.

Quanto a postura da Microsoft, lembro que o fdisk de uma versão antiga do Windows emitia uma mensagem ao detectar outras partições que não fossem do Windows, como possíveis vírus, eu achava engraçado. Atualmente o cenário não é tão agressivo.

Recuperando o Grub/Lilo

Ambiente:
  • Sistemas Operacionais:
    1. Ubuntu 9.10 - 64 bit;
    2. Windows XP - 32 bit;
    3. Windows 7 RC - 64 bit;
  • CD do Ubuntu 9.10 - 64 bit;
  • Único HD Sata;
  • Gerenciador de boot: Grub.
Essa dica não se aplica apenas ao cenário descrito acima, é apenas para tornar a compreensão mais fácil. Apesar de utilizar o Grub, explicarei para Lilo também, do qual necessitei há pouco tempo.
  1. Inicialize o computador através do Live CD, preferencialmente do qual instalou o Grub/Lilo;
  2. No terminal, digite:
    • # mount /dev/sda6 /media/disk
    • # mount -o bind /dev /media/disk/dev
    • # mount -o bind /proc /media/disk/proc
    • Siga:
      1. Para o Grub:
        • # chroot /media/disk
        • # grub-install /dev/sda
          ("/dev/hda" para HD IDE)
      2. Para o Lilo:
        • # lilo -r /media/disk -wM
  3. Reinicie o computador e verifique.
Observações:
  1. "/dev/sda6" representa a partição de onde o Linux esteja instalado;
  2. "/media/disk" representa o ponto de montagem da partição de onde o Linux esteja instalado.
Referência: [Viva O Linux] Recuperando o LiLo do Kurumin

hellnux,
[]'s

05 maio 2009

Download Windows 7 RC

Microsoft liberou ao público o download de sua nova versão de testes, o Windows 7 RC, que a esta altura já deve estar quase 100% e bem melhor que o Windows Vista. A linceça expirará em Junho de 2010, sendo que a partir de Março o sistema reiniciará a cada duas horas.

Requisitos mínimos:
  • Processador: 1 GHz 32-bit (x86) ou 64-bit (x64);
  • Memória Ram: 1 GB para 32-bit / 2 GB para 64-bit;
  • 16 GB disponível em HD para 32-bit / 20 GB para 64-bit;
  • Placa de vídeo: DirectX 9 com WDDM 1.0.
Download: microsoft.com

Referência: guiadohardware.net

hellnux,
[]'s

02 maio 2009

Pulseaudio, aúdio no Ubuntu 9.04

Olá,

Uma dica bem rápida para amenizar o sofrimento de quem tem problemas ao assistir vídeos em *.rmvb (formato da Real) e outros como *.avi, *.mp4, etc.

Não sei se isto é regra para quem utiliza o player da Real, o real player, no meu caso de versão 11 (que pode ser baixado aqui) ao assistir vídeos em *.rmvb, *.rm por exemplo. E outros players, como o VLC para assistir vídeos de outros formatos.

Comigo, quando abro algum vídeo pelo real player, funciona normalmente, o problema é que não é executado outro áudio em conjunto ou após, que seja por um reprodutor de áudio ou vídeo, vice-versa, mesmo fechando o programa que supostamente tenha causado o problema.

Para termos o áudio de volta ao normal sem reiniciar o computador, devemos reiniciar o servidor de áudio do Linux, pulseaudio. O método para isso é bem simples, porém, para reinicia-lo é necessário que o usuário em uso esteja no grupo pulse-rt, o superusuário (root) não é aceito.

Ajustando permissões

Desta forma, a primeira coisa a ser feita é adicionar o grupo "pulse-rt" ao usuário "hellnux" por exemplo, e para isso demonstrarei dois métodos distintos:
  1. [Modo texto] Aplique o seguinte comando:
    $ sudo adduser hellnux pulse-rt
    (Onde "hellnux" é o usuário)
  2. [Modo gráfico]
    • Vá em Sistema > Administração > Usuários e Grupos;
    • Clique em "Desbloquear";
    • Clique em "Gerenciar grupos";
    • Selecione "pulse-rt" na lista;
    • Clique em "Propriedades";
    • Marque o usuário desejado e dê "OK".
Reiniciando o pulseaudio

Antes de prosseguir, é aconselhável que feche qualquer programa que utilize áudio.

Abra o terminal de sua preferência e aplique os seguintes comandos:
  1. $ pulseaudio -k
  2. $ pulseaudio --start

Pronto! Aqui o áudio já deverá estar normalizado, e quando ocorrer o problema novamente, basta refazer esses últimos passos. Para quem é mais experiente, pode fazer um script.

hellnux,
[]'s

Windows 7 RC em português

Olá,

A equipe do Baboo anunciou um review do Windows 7 RC em pt_BR e uma galeria de imagens do mesmo.
O Windows 7 é o sucessor do Windows Vista, e será lançado neste ano. Ele continua em testes, e no início deste ano nós publicamos um pequeno review de duas páginas com as principais novidades da versão beta. Há também um interessante comparativo de performance com o Windows Vista aqui, aqui e aqui.

Agora a Microsoft disponibilizou uma versão muito mais completa e estável: a Release Candidate (RC), que é uma fase bastante avançada de testes, indicando que o produto está quase pronto. A diferença entre esta versão e a versão final do produto são pequenas correções de bugs.
Continuar lendo...

Trata-se de uma análise bem detalhada deste novo Sistema Operacional da Microsoft. Algo bem interessante é que o uso do Internet Explorer não é obrigatório e pode ser desinstalado sem causar dano ao sistema, como exigido pela União Européia.

Para ver as imagens, precisa ter login no fórum Baboo, para quem já tem, basta clicar aqui.

hellnux,
[]'s